Abertura de EmpresaContabilidadeContabilidade DigitalFolha de PagamentoGestão Contábil

Contabilidade: 4 coisas que você precisar saber para contratar a contabilidade certa

Por 4 de junho de 2018 Sem Comentários

Da abertura da empresa à gestão contábil, o processo da escolha da contabilidade (digital ou tradicional) é fundamental para o sucesso do seu negócio

Mais que uma tendência, o microempreendedorismo já faz parte da realidade nacional. Se antes o desejo de muitos brasileiros era ter um trabalho com carteira assinada, hoje o grande desejo de uma parcela da população é ser dono do seu próprio negócio, não importa o tamanho dele.

Prova disso é que em 2017 foram abertas no Brasil 2,2 milhões de empresas, das quais 1,7 milhão (ou 78%) eram MEIs (Microempreendedores Individuais).

E para cada empresa aberta é preciso ter alguém que administre a contabilidade e as finanças, que inclui a emissão de NFs, o pagamento de taxas, impostos e tributos, a folha de pagamento, etc.

É uma parte importante da operação de uma empresa, e que por isso requer do empresário muita atenção na hora de contratar um escritório de contabilidade ou um contador.

A seguir, listamos 4 coisas que você deve observar antes de contratar uma contabilidade


1) Registro no Conselho:
visite o site do CRC – Conselho Regional de Contabilidade (encontre o órgão de seu estado na lista do Conselho Federal) e busque por informações da contabilidade, verificando se o seu cadastro está ativo e regular. Nesse espaço, também é possível ver um resumo do seu histórico profissional, incluindo eventuais advertências ou suspensões temporárias que ele tenha recebido por atividades desempenhadas fora da legalidade.

2) Canais de Contato: por se tratar de um profissional que precisa estar acessível quando você e a sua empresa precisarem, é importante que você analise quais são os canais de comunicação que o contador oferece. Por exemplo, se o contabilista oferece suporte via e-mail, telefone, WhatsApp e qual o tempo de retorno. Os escritórios de contabilidade digital têm conquistado bastante espaço no mercado, especialmente no atendimento a microempresas, cujas demandas podem ser bem resolvidas virtualmente.

3) Serviços oferecidos: a partir do enquadramento de sua empresa, número de funcionários, número de sócios, serviço prestado ou produto comercializado, você poderá identificar quais serviços podem ser úteis para seu negócio: assessoria contábil, apuração de impostos, folha de pagamento, alterações contratuais, entre outros. Na hora de contratar escritório de contabilidade, busque informações sobre variedade e experiência na prestação desses serviços.

4) Clareza na comunicação: a comunicação entre empresário e contador precisa ser clara e direta, sem que haja margem para dúvidas. Por isso, evite os contadores que usam muito o “economês” na hora de falar e que acabam complicando o entendimento da situação. Prefira aqueles que saibam falar a “língua do empreendedor”.

Autor Denis Zanini

Mais artigos de Denis Zanini

Deixar um comentário