O prazo para você optar pelo seu Regime de Tributação em 2018 termina nesta quarta feira, 31/01/2018 e por isso você precisa ter muito cuidado para não perder esse prazo e ser excluído do Simples Nacional.

Se em 2017 a sua empresa estava em outro regime de tributação, como por exemplo Lucro Presumido, você tem até amanhã (31/01/2018) para mudar o seu regime de tributação, caso tenha essa possibilidade ou devido ao planejamento tributário essa seja a melhor opção.

Com as mudanças do Simples Nacional para o ano de 2018, muitas empresas, principalmente aquelas que estão na faixa de faturamento entre R$3,6 mi e R$4,8 mi deverão se atentar para essa possibilidade e observar todos os aspectos que poderão afetar o seu negócio. O ganho tributário pode ser considerável com as novas possibilidades.

Para as empresas que já são optantes pelo Simples Nacional, não é necessário fazer uma nova solicitação, mas é sempre bom acompanhar essa situação, e você pode fazer isso clicando aqui.

REFIS DAS MPE’S

A possibilidade de refinanciar dívidas tributárias com o fisco através do Programa Especial de Regularização Tributária para Micro e Pequenas Empresas optantes do Simples Nacional, foi vetada pelo presidente Michel Temer.

Órgãos ligados às Micro e Pequenas empresas ainda lutam e solicitam a aprovação do programa que possibilitaria empresas a se manterem no Simples Nacional e em outras palavras, consigam se mantem com as “portas abertas”.

A estimativa é de que, caso o projeto não for aprovado, cerca de 500 mil empresas poderão ser desenquadradas do Simples Nacional e outro agravante para essa situação é a quantidade de desemprego que isso pode gerar, tendo em vista que muitos empresários seriam obrigados a desligar seus funcionários para tentar sobreviver. Trata-se de uma situação crítica e muito delicada, onde todos acabam perdendo e devemos ficar atentos a cada novidade sobre este assunto.

Por: Ricardo Macedo

Autor Ricardo

Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão Tributária pela FECAP, Sócio-Diretor da Via Contax Contabilidade, Membro do Business Networking International - BNI Ação.

Mais artigos de Ricardo

Deixar um comentário